
Sobre a Consultoria
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Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz?
Com o crescimento das mídias digitais a figura do consultor de marketing digital é cada vez mais presente, não somente nas grandes empresas como também entre as pequenas e médias que buscam criar uma presença na Internet.
Por se tratar de uma área relativamente recente e ainda desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital se torna necessário para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área.
Aos poucos as empresas vão se conscientizando que marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.
Qual o papel do consultor de marketing digital?
Um Consultor de Marketing Digital atua de forma estratégica ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais.
É função do consultor de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresas e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.
Nesse planejamento são definidas como:
- Objetivos da presença online da marca;
- Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
- Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
- Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
- Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.
Uma consultoria em marketing digital é um serviço de suporte às organizações e seus gestores no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e as implicações da sua adoção. É papel do consultor de marketing online elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores do negócio.
Quando contratar um consultor de marketing online?
De maneira geral as empresas percebem a importância da contratação de um consultor de marketing em mídias digitais quando pensam na contratação de uma agência digital ou fornecedores individuais de serviços online e descobrem que não sabem o que contratar e como supervisionar a execução deste trabalho.
Quem faz o que em uma consultoria de marketing digital?
É preciso fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing digital e a execução das tarefas elencadas na etapa de planejamento, já que muitas das vezes, o consultor não é quem irá operacionalizar as ações sugeridas, mas apenas atuar na parte de planejamento estratégico, e dependendo do contrato, supervisionar sua implementação.
O consultor não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.
A execução das ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor. Um bom consultor de marketing digital possui uma rede de contatos profissionais extensa e a isenção necessária para indicar as empresas e profissionais que melhor se adaptam às necessidades e orçamento da marca.
O consultor de marketing digital é um profissional chave para qualquer empresa que deseje ter uma presença sólida e de alto retorno nas mídias digitais.
Etapas da Consultoria
Diagnóstico
(Primeiro passo)
Faço uma avaliação geral do seu negócio, preciso saber o básico sobre com o que você trabalha, o que você vende e etc, dessa forma identifico as falhas atuais e o que precisamos potencializar.
Execução
(Segundo passo)
Irei traçar ações ideais para seu negócio, as ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais, eu irei fazer um levantamento de orçamentos relacionado as suas reais necessidades.
Acompanhamento
(Terceiro passo)
Agora chegou a hora de colher os frutos, irei analisar os resultados através das métricas e KPIs adequando e visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções que possam existir durante a execução.
Conheça as soluções de cada plano!
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