image

Sobre a Consultoria

Explore oportunidades para seu negócio!

Consultor de Marketing Digital – Quem é este profissional e o que faz?

Com o crescimento das mídias digitais a figura do consultor de marketing digital é cada vez mais presente, não somente nas grandes empresas como também entre as pequenas e médias que buscam criar uma presença na Internet.

Por se tratar de uma área relativamente recente e ainda desconhecida para a maioria dos empresários, o consultor de marketing digital se torna necessário para orientar as decisões de estruturação e investimento nesta área.

Aos poucos as empresas vão se conscientizando que marketing digital exige profissionais qualificados e que uma estratégia de marketing digital sólida, que traga resultados reais, não pode ser implementada por aquele sobrinho que “mexe com Internet”.

Qual o papel do consultor de marketing digital?

Um Consultor de Marketing Digital atua de forma estratégica ajudando as empresas a estipularem um conjunto de diretrizes de ações de marketing online, e às vezes também offline, que garantam a exposição e retorno da marca nas mídias digitais.

É função do consultor de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresas e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos determinados na etapa de planejamento estratégico.

Nesse planejamento são definidas como:

  • Objetivos da presença online da marca;
  • Necessidades imediatas em função da situação de mercado;
  • Identificação dos principais concorrentes com uma boa presença online;
  • Definição dos canais e meios a serem utilizados nas campanhas online;
  • Definição de sistemas, métricas e KPIs a serem monitorados.

Uma consultoria em marketing digital é um serviço de suporte às organizações e seus gestores no sentido de auxiliá-los a entender e definir quais são as melhores alternativas no mercado de publicidade online e as implicações da sua adoção. É papel do consultor de marketing online elencar as opções disponíveis, seus custos e resultados, de forma a embasar as decisões dos gestores do negócio.

Quando contratar um consultor de marketing online?

De maneira geral as empresas percebem a importância da contratação de um consultor de marketing em mídias digitais quando pensam na contratação de uma agência digital ou fornecedores individuais de serviços online e descobrem que não sabem o que contratar e como supervisionar a execução deste trabalho.

Quem faz o que em uma consultoria de marketing digital?

É preciso fazer uma distinção clara entre o trabalho de consultoria em marketing digital e a execução das tarefas elencadas na etapa de planejamento, já que muitas das vezes, o consultor não é quem irá operacionalizar as ações sugeridas, mas apenas atuar na parte de planejamento estratégico, e dependendo do contrato, supervisionar sua implementação.

O consultor não executa diretamente as ações sugeridas no planejamento estratégico digital, mas acompanha e analisa os resultados dessas ações através das métricas e KPIs adequados visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções.

A execução das ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais que podem ser sugeridos pelo próprio consultor. Um bom consultor de marketing digital possui uma rede de contatos profissionais extensa e a isenção necessária para indicar as empresas e profissionais que melhor se adaptam às necessidades e orçamento da marca.

O consultor de marketing digital é um profissional chave para qualquer empresa que deseje ter uma presença sólida e de alto retorno nas mídias digitais.

 

Etapas da Consultoria



Diagnóstico
(Primeiro passo)

Faço uma avaliação geral do seu negócio, preciso saber o básico sobre com o que você trabalha, o que você vende e etc, dessa forma identifico as falhas atuais e o que precisamos potencializar.

Execução
(Segundo passo)

Irei traçar ações ideais para seu negócio, as ações sugeridas ficará a cargo de agências digitais e outros profissionais, eu irei fazer um levantamento de orçamentos relacionado as suas reais necessidades.

Acompanhamento
(Terceiro passo)

Agora chegou a hora de colher os frutos, irei analisar os resultados através das métricas e KPIs adequando e visando refinar estas ações ou corrigir eventuais distorções que possam existir durante a execução.


Conheça as soluções de cada plano!

Saiba Mais
Copyright © 2017 . Todos os direitos reservados.